Publications Languages Brasil Dansk Deutsch English Espanol Farsi Francais Greek Hungarian Italia Japanese Latvian Polish Portuguese Svenska
This is the official website for Nicotine Anonymous World Services. Any unauthorized website using Nicotine Anonymous' name and providing information, opinions, literature or outside links to other websites are not and have not been approved by Nicotine Anonymous World Services.

Publications

 

Décimo Passo

Continuamos a fazer o inventário pessoal e quando estavamos errados nós o admitíamos prontamente.

Durante os nove primeiros passos concentramo-nos em identificar e desistir dos problemas do passado. Entregamos nossa vontade e nossas vidas aos cuidados de Deus. Montamos uma base sobre a qual agir pelo resto de nossas vidas com alegria e liberdade.

O Décimo Passo ajuda-nos a verificar diariamente nosso progresso nesta nova vida. Examinamos seguidamente nossas ações e nossas relações diárias conosco e com os outros; identificamos qualquer área problemática em termos de nosso comportamento do dia; fazemos reparações àqueles a quem possamos ter ofendido, e agradecemos a Deus e a nós mesmos pelos nossos sucessos.

Este passo ajuda-nos a sermos corretos conosco, com os outros e com Deus. Atitudes e comportamentos saudáveis são importantes para a recuperação da dependência da nicotina. Através deste passo temos a oportunidade de manter o compromisso de nos empenharmos pela honestidade, abertura, humildade e amor para conosco e para com os outros. É nosso caminho para a paz e a serenidade. Preserva limpo o caminho para a intimidade conosco, com os outros e com Deus. O Décimo Passo ajuda-nos a conservar a atitude essencial para permanecermos abstinentes do uso de nicotina.

O Décimo Passo pede que fiquemos permanentemente alertas para a influência de nossas ações sobre a vida de quem nos cerca. Ajuda a mantermo-nos conscientes de que somos importantes para a recuperação de outros, assim como eles são para a nossa. Aprendemos a ser responsáveis pelos valores que estimamos no relacionamento com outras pessoas tais como abertura, honestidade e confiança. O Décimo Passo nos dá o percebimento para que estes valores sejam os guias de nosso comportamento.

Trabalhar diáriamente este passo nos dá um contínuo retorno sobre nossos progressos e nossos obstáculos. Pode revelar-nos o quão freqüentemente fazemos reparações com os outros antes de desejarmos mudar nossa atitude. Começamos a ver nossa resistência à mudança, à abertura, honestidade e humildade, quando conseguimos enxergar o conflito que temos dentro de nós. Especialmente quando não queremos admitir nossos erros ou desculparmo-nos por algum ato prejudicial a alguém. A força pode vir do reconhecimento de nossas resistências e pode dar-nos a humildade necessária para pedirmos ajuda.

O Décimo Passo ajuda-nos a manter limpo o nosso lado da rua e é um grande lembrete para mantermos o foco em nós mesmos. Se conseguimos fazê-lo geralmente ficamos mais seguros de continuarmos no rumo certo, e fortalecemos nossa fé em alcançarmos as promessas de sanidade e serenidade.